Review**Love is not Blind — 失恋33天

Estrelas adolescentes, orçamento altíssimo, uma Beijing glamurosa, comédia teen ao melhor estilo oriental de ser….

Em uma comédia cara… o que não pode faltar é glamour…

… deu certo dessa vez?

 Para quem acompanha o cinema da China continental sabe muito bem o tipo de “comédia teen” que podemos esperar de um laçamento vindo daquelas terras. “Love is not Blind” é o alvo da vez e conta com um elenco e uma narrativa que foca a geração de jovens chineses nas ruas de sua “glamurosa” capital.

Xiao Xian — com a novata Bai Bai He — contribuindo para as ótimas surpresas

 Para isso o diretor com experiência em TV Teng Hua Tao foi chamado para liderar um elenco jovem  que apesar da pouca experiência no cinema possui um grande carisma com o plubico jovem chinês. Para aqueles que esperam nomes aqui temos Wen Zhang (The sorcerer and the white Snake) que participou da ótima aventura de 2011 junto com Jet Li, também temos a belissima Bai Bai He que tem um rostinho bem familiar (ao menos pra mim haha) mas na realidade tem seu primeiro trabalho no cinema bem aqui nessa comédia.

 Love is Not Blind nos apresenta Wang Xiao Xian (Bai Bai He) uma jovem que luta pra viver sozinha na Beijing atual, tem um emprego em uma agencia que prepara cerimônia de casamentos. Mas sua situação fica muito depressiva ao descobrir que esta sendo traida por seu namorado e romper com ele; nossa heroina começa aqui uma jornada por diversos dias que se mostraram como fases de adaptação de um rompimento amoroso. Para acompanhar essa garota comicamente deprimida, temos o metrosexual absurdamente engraçado Wang Yi Yang (Wen Zhang), um colega de trabalho que se demonstra como um grande companheiro nessa jornada torduosa que nossa heroina Xiao Xian vai enfrentar.

Xiao Xian e os sofrimentos da mulher moderna :s

 Com um plot simples, atores “novatos” e um orçamento de 9 milhões de yuans; sim meus amigos leitores, sim, Love is not Blind foi um sucesso enorme de público nos cinemas do continente chinês. E temos um bom filme aqui, não é a comédia romântica do século, e não espere algo inovador. Temos um conjunto de clichês que muito bem trabalhados nos fazem rir muito com as situações da nossa heroina, que rouba a cena nas situações mas desesperadoras da senssação de “estar solteira”, Xiao Xian é a paródia da mulher jovem moderna, cercada de avenidas,tecnologia e shoppings mas ao ficar sozinha se sente desesperada em meio a tudo isso, ela junto com o “chato” de seu amigo Yi Yang rendem muitas risadas principalmente nos momentos em que Yi Yang fica tentando ensinar Xiao Xian a ter um pinguinho de dignidade.

Outra menção mais que honrosa é o chefe da empresa (Zhang Jia Yi) onde Xiao Xian trabalha, que consegue ajudar a moça e ao mesmo tempo maltratar ela bastante durante os diversos sermões que ele entrega para ela, por mais que tudo que ele diga seja uma total verdade.

Destaque aqui também para o inicio desse filme que tem uma narrativa bem divertida onde tudo acontece rápido e explicado através de uma narração muito engraçada.

Yi Yang esforçando-se para por dignidade em Xiao Xian

Comédia a parte Love is not Blind tem também muito drama, é um filme que carrega quem assiste ele a tentarmos entender o que a protagonista esta sentindo, se ela quer estar sozinha, se ela não quer estar sozinha, ou mesmo se ela precisa de companhia mesmo; as situações que vão se desenrolando através de uma contagem de dias mostram os avanços e os recuos da moça para superar uma experiência ruim na sua vida amorosa, exemplificando também a curiosa amizade que sempre pode surgir em momentos como esse, e no caso do filme com Yi Yang que era um colega de trabalho que ela mal conversava antes de tudo isso; as mentiras que Xiao Xian conta para seu chefe ou para não ir trabalhar, ou para chegar atrasada ou mesmo para se desculpar por algum problema que causou, as atitudes do chefe para com a funcionária deprimida e jovem; por essas e muitas outras pequenas (e grandes) características Love is not Blind foi e é um sucesso, por capturar os temas  que dominam a juventude atual chinesa (e não só a chinesa claro),lembrando que toda a atmosfera de beleza e riqueza nas ruas de Beijing é elaborada pra encantar e causar uma maior imersão do espectador a uma atmosfera onde o novo e o belo esta em moda.

Momentos dramáaaticos também tem seu espaço

 Para os críticos de filmes extremamente populares e que viram a cara para temas tão em moda como relacionamento entre os jovens, recomendo que deem ao filme uma chance, sem esperar uma grande comédia, mas claro que vão se divertir. Fica aqui minha indicação em principal para aqueles que gostam de j-dramas ou k-dramas, pois tudo aqui é construido no mesmo universo narrativo.

Love is not Blind é um filme caro, um filme ótimo, que nos diverte e nos surpreende em meio a tantos projetos não tão bons sendo lançados, e apresenta um novo ar pra um tipo de cinema que se confunde muito com a TV.

Nota 8,0

Trailer:

Fique abaixo com algumas imagens do filme:

Anúncios