Review**Shanghai Triad-Operação Shanghai

Pensei muito antes de fazer essa review, não sabia se o colocava na sessão Nostalgia ou aqui mesmo nas reviews, pensei bem e achei melhor me aprofundar mais nesse filme acho que vale a pena esclarecer mais ele para quem viu ou não viu ainda.

um dos melhores filmes sobre mafia

“Shanghai Triad” ou aqui no Brasil “Operação Shanghai” é o filme do diretor Zhang Yimou de 1995, o seu único filme com um tema bem diferente, sai a china antiga, sai artes marciais, sai poesia, sai drama épico; somos apresentados ao universo da mafia, as tríades, mafiosos chineses, assassinos, blues,jazz,shanghai,anos 30,suspense,drama… mas espera ae, o que isso tem haver com Zhang Yimou que eu conheço? Bem está ae o valor desse filme, que marca os passos do diretor num tema nada comum para ele e um exercício para o mesmo experimentando um tema novo em que poucos realmente se destacam.

Gong Li em uma das suas belas cenas de canto

A sensação de assistir Shanghai Triad é como “Poderoso Chefão encontra Lanternas Vermelhas” (esse ultimo é um dos filmes mais marcantes do diretor que em breve recebera sua menção honrosa aqui). É uma orquestra de grandes momentos sobre o tema da mafia, que Zhang Yimou conduz perfeitamente, e a mistura de seu estilo próprio com uma poesia sem igual e principalmente a condução de personagens impecável, você acompanha cada um deles como nunca.Shaghai Triad narra a história do garoto Shuisheng(Wang Xiaoxiao) que chega a Shanghai para morar com seu tio Liu, seu tio trabalha para sua familia os Tang, e o “Sr. Tang”(Baotian Li) é o líder deles; o tio apresenta Shuisheng as tarefas dele como membro da família Tang, que consiste em acompanhar e servir a senhorita Xiao Jingbao (Gong Li) (ou na versão nacional BIJU), que é uma especie de “acompanhante” do Sr. Tang; o rapaz é apresentado ao universo curioso do crime organizado numa Shanghai dos anos 30 , um olhar de inocência sobre acontecimentos que vão mudar o rumo das coisas para os Tangs incluindo Shuisheng e a senhorita Xiao.

o inocente Shuisheng e seu tio

Bem com uma premissa dessa você pode esperar um filme com um leque de personagens maravilhoso e brilhantemente interpretados por seus respectivos atores. Um elenco empecavel, guiados com um excelente enredo, ambientalização é praticamente perfeita, temos grandes mansões, bares,muita musica ocidentalizada cantada em mandarim, uma explosão do choque de culturas que foi Shanghai nos anos 30 e é até hoje, a cidade onde o ocidente falava alto. O trunfo da narrativa esta em mostrar  os dois olhares sobre a mesma história, temos o jovem Shuisheng que é a personificação da inocência, menino que não é da cidade, não conhece muito por sua idade de apenas 14 anos e esta maravilhado e assustado com o mundo e o submundo em que começou a viver, em contra partida temos a senhorita Xiao, uma prostituta, cantora, mulher de um dos mais poderosos mafiosos da cidade, uma mulher com poder e dinheiro, corrompida pelos prazeres da vida; é nesse contraste que o diretor trabalha guiando o filme sobre dois pontos de vistas totalmente diferentes.

esses dois... coisa boa que não é...

Temos também o poderoso chefão Tang interpretado brilhantemente por Baotian Li, que está impecável, um mafioso que é tudo o que se espera de um, mal, cavalheiro, educado, projeta medo porém também transmite confiança em cada palavra e parece sempre tranqüilo, com toda a certeza é um dos melhores personagens que já vi em filmes do gênero. A senhorita Xiao interpretada pela musa do cinema chinês Gong Li se destaca por ser uma das megeras mais amadas, ela faz com que o espectador sinta raiva dela a cada minuto porém também nos faz sofrer com ela quando é necessário.

Shanghai triad também não escapa dos defeitos, é recheado de clichês, temos o chefão da mafia, temos o garoto novo na mafia, temos tentativas de assassinato, temos os barzinhos com blues,jazz e mulheres cantando e dançando; apesar de tudo isso ser muito previsível e remastigado acho que o diretor não os usa como clichês mas sim como elementos da ambientalização, tornando o filme um autêntico filme de mafia.

Alguém coloque essa cena numa moldura, perfeição é apelido

Filme bonito, personagens antológicos, atuações de tirar o chapéu, enredo comovente e intrigante, qualidade técnica belíssima, um argumento e ambientalização extremamente forte, uma trilha sonora impecável que desponta como uma das melhores do cinema chinês; Shanghai Triad é isso e mais um pouco, um filme para quem gosta de um bom cinema, uma belo suspense e principalmente se surpreender pois a história te fisga do inicio ao fim.

Nota 10.0

Anúncios