Nostalgia**A chinese ghost story (1987)

A chinese ghost story de 1987 dirigido por Siu Tung Ching e produzido pelo mestre da aventura e ação Tsui Hark é um dos maiores clássicos do cinema chinês, excelente aventura com muita fantasia, ação, artes marciais, grandes estrelas, muito wire-fu, mulheres bonitas, humor-negro e muito mais.

aventura, terror,fantasmas,mulheres bonitas,kung-fu,exorcismo

O filme é estrelado por Leslie Cheung, Joey Wang, Ma Wu, Daniel Wu entre outros, um elenco arrasador num longa metragem dinâmico que ja nasceu um clássico. O filme mantêm um clima muito comum em filmes que são inclusive dirigidos por Tsui Hark que nesse assume a cadeira de produtor deixando a direção para o responsável Siu Tung Ching que dirige o filme no mesmo padrão que Hark.

O filme narra a história do atrapalhado cobrador de impostos Ling Choi Sin (Leslie Cheung) que em meio a um temporal perde seu livro de cobranças e se vê obrigado a parar em um templo assombrado ja que esta sem dinheiro para pagar uma hospedaria, assim aproveita e tenta reescrever seu livro de cobranças; o lugar é assombrado por diversos fantasmas poderosos, mulheres fantasmas que seduzem viajantes para roubar suas vidas, dentre essas esta Lit Sin Seen (Joey Wang) uma bela fantasma que seduz facilmente Ling mas acaba se comovendo pela inocência do pobre rapaz, Ling apaixonado por Lit Sin decide ir atras dela nem se dando conta que ela é uma fantasma, e vê que ela é oprimida por uma terrível bruxa que na realidade a obriga a matar os viajantes para satisfazer sua fome e manter sua vida eterna. Entre em cena Yin Chek Hsia um exorcista que esta atrás do extermínio de todos os fantasmas que puder dar conta, assim todos se reuniram para uma incrível jornada contra a terrível entidade que obriga fantasmas a matarem por ela, uma pitada de romance e muita aventura, uma história que não se faz mas nos tempos de hoje.

Joey Wang morre nesse filme (não é spoiler)

O enredo de “a chinese ghost story” é excelente, Ling é muito bem interpretado por Lesli Cheung que transmite uma absurda inocência no papel, as situações que seu personagem se depara são muito cômicas e beiram o ridículo, outro ponto muito bom do filme é a química que ocorre entre o casal principal Leslie Cheung e Joey Wang estão perfeitos juntos como um casal que se da tão bem apesar de terem diferenças absurdas e “uma vida” separando eles. Ma Wu também esta extremamente bem caracterizado como Yin o exorcista, até RAP ele canta no meio do filme (cena antológica). A narrativa do filme é excelente mas vale lembrar que tudo é feito descomprometidamente não espere atuações dignas do oscar, não espere a maior qualidade técnica do mundo, não espere nada pois esse filme é tudo sem ser… difícil de entender mas é, o filme tem um bom humor em todas as situações, nada é levado a serio, todos os momentos são cômicos, desde as lutas incríveis, ate mesmo os momentos mais dramáticos ou românticos sempre é ou parece uma piada. Um estilo muito agradável e divertido é como uma comédia enrustida em um filme de terror que na verdade uma aventura. :S

A chinese ghost story por fim é um clássico que deve ser lembrado, ótimos atores, excelente direção, enredo maravilhoso, incrível aventura. Rendeu duas continuações razoavelmente boas e uma animação dirigida pelo próprio Tsui Hark que é ótima. Para quem procura um clássico divertido e com pitadas de terror esta aqui a dica.

O filme teve uma edição nacional perdida no tempo mas é facilmente encontrado na internet, as versões na nossa língua podem ser procuradas através do site Legendas TV e pode ser encontrado na comunidade Asian Load, o dvd também pode ser adiquirido pelo Yes Asia.

A animação dirigida por Tsui Hark pode ser encontrada no nosso parceiro Asian Space.

Nostalgia Total!

Anúncios